Pilotando qualquer Naked
O importante em qualquer tipo de teste é, sem duvida, ter em mente qual é a proposta e o objetivo do produto. No caso das motos Naked a proposta é ser uma moto potente e robusta para uso mais urbano do que na estrada, já que estas motos não possuem carenagem.
A versatilidade da moto é incomparável. Porém, atualmente,graças a concorrência e novas tecnologias, temos muitos modelos diferentes e específicos para cada situação de uso, conforme a necessidade do usuário.
Pilotando
Como sempre indico nos meus artigos, o primeiro passo, ao pegar uma moto, é ajustar os comandos e regulá-los para o seu biotipo. No meu caso, só ajustei os retrovisores e a regulagem da embreagem, que alias é bem prático. O restante dos comandos me pareceram bem acertados e segui adiante no teste.
A Naked foi usada no rush paulistano, 234 km de congestionamentos, um desafio e tanto para uma 750. Porém o guidão mais alto do que uma esportiva facilita a vida no corredor entre os carros. Mas confesso que quando podia cortava por dentro dos bairros. A suspensão é bem rígida, mesmo em baixas rotações. O motor é dócil, proporcionando uma pilotagem bem confortável e sem sustos. O ABS traz um certo conforto no caso das frenagens mais abruptas.
A escolha da estrada deve ser bem feita. Numa estrada com retas longas, a carenagem faz falta, principalmente se quiser andar em altas velocidades. Mesmo abaixado, o vento faz parecer que sua cabeça será arrancada e o pescoço sente depois da viajem. Recomendo uma pequena carenagem bolha e um amortecedor de direção, caso o usuário mantenha a idéia de ter esta Naked para viagens deste gênero.
Agora, se a escolha for uma serrinha a beira mar, ai sim você vai estar com a moto certa no lugar certo. Respostas rápidas, suspensões firmes, o freio com ABS espetacular e a posição mais ereta te possibilita usar com muita eficiência o jogo de corpo nas curvas mais fechadas, onde não da para andar muito rápido. Se a tocada for andar numa pista bem travada, cheia de curvas, o motor sempre responde prontamente e a moto é muito estável. Conforto e segurança
A escolha do capacete certo para este tipo de moto sem carenagem é fundamental. Procure os modelos que sejam mais silenciosos e com Bavete larga (o acessório que vai em baixo da queixera do capacete), de preferência uma que encoste no queixo. Isso ajuda a não criar o turbilhão de ar dentro do capacete. Já que a moto não possui carenagem, a aerodinâmica do casco tem papel fundamental no conforto da viagem.
Concorrência
Apesar de muitos comparativos usarem algumas 600 e 650 de outras marcas que possuem a relação peso potência similar, temos que admitir que a tecnologia empregada nas motos de hoje são muito parecidas e o resultado realmente é bem próximo.
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Verde Kawasaki
A Kawasaki possui um status e destaque inconfundíveis. Em qualquer local em que passe ou estacione, as pessoas param para olhar e fotografar. Durante o meu teste, isso aconteceu inúmeras vezes. A moto que me foi emprestada era verde. Desculpem-me as concorrentes, mas o estigma e prestígio que foi criado em cima desta marca nesta cor será difícil superar. É lindo e muito chamativo! Qualquer um reconhece de longe, e, claro, vai logo conferir de perto.
Consumo
Neste quesito serei bem pragmático. Quem compra uma moto destas tem duas opções: andar comportado ou se divertir na maior potência. Se a primeira opção for a escolhida, você terá o consumo compatível com uma 750 injetada eletronicamente. Mas se a opção for se divertir, “pague pelo preço do ingresso” e certamente não ficará desapontado.
Dados fornecidos no site da Kawasaki do Brasil.
Motor | 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida |
Cilindrada | 748 cc |
Diâmetro x curso | 68,4 x 50,9 mm |
Taxa de compressão | 11,3:1
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Sistema de válvulas | DOHC, 16 válvulas |
Potência máxima | 77,7 kW (106 CV) / 10.500 rpm |
Torque máximo | 78 N•m (8,0 kgf•m) / 8.300 rpm |
Sistema de combustível | Injeção eletrônica |
Sistema de ignição | Bateria e bobina (ignição transistorizada) |
Sistema de partida | Elétrica |
Sistema de lubrificação | Lubrificação forçada (cárter úmido) |
Transmissão | 6 velocidades |
Sistema de acionamento | Corrente de transmissão |
Sistema de embreagem | Multidisco, em banho de óleo |
Tipo de quadro | Espinha dorsal tubular (com sub-quadro do motor) em aço de alta elasticidade |
Inclinação / Trail | 24,5° / 103 mm |
Suspensão dianteira | Garfo invertido de 41 mm com retorno e pré-carga da mola ajustáveis |
Suspensão traseira | Uni-Trak com amortecedor a gás, com retorno e pré-carga da mola ajustáveis em 7 níveis |
Curso da suspensão dianteira | 120 mm |
Curso da suspensão traseira | 124 mm |
Pneu dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) |
Pneu traseiro | 180/55ZR17M/C (73W) |
Freio dianteiro | Disco duplo de 300 mm em forma de pétala, pinça dupla com pistão duplo |
Freio traseiro | Disco simples de 250 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples |
Ângulo de direção (esq. / dir.) | 31° / 31° |
Dimensões C x L x A | 2.085 mm x 805 mm x 1.100 mm |
Distância entre eixos | 1.440 mm |
Distância do solo | 155 mm |
Altura do assento | 815 mm |
Capacidade do tanque | 18,5 litros |
Peso em ordem de marcha | 226 kg/ 230 kg (c/ ABS) |
Cores: | Lime Green, Ebony, Pearl Alpine |