Pilotando qualquer Naked

O importante em qualquer tipo de teste é, sem duvida, ter em mente qual é a proposta e o objetivo do produto. No caso das motos Naked a proposta é ser uma moto potente e robusta para uso mais urbano do que na estrada, já que estas motos não possuem carenagem.

A versatilidade da moto é incomparável. Porém, atualmente,graças a concorrência e novas tecnologias, temos muitos modelos diferentes e específicos para cada situação de uso, conforme a necessidade do usuário.

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Pilotando

Como sempre indico nos meus artigos, o primeiro passo, ao pegar uma moto, é ajustar os comandos e regulá-los para o seu biotipo. No meu caso, só ajustei os retrovisores e a regulagem da embreagem, que alias é bem prático. O restante dos comandos me pareceram bem acertados e segui adiante no teste.

A Naked foi usada no rush paulistano, 234 km de congestionamentos,  um desafio e tanto para uma 750. Porém o guidão mais alto do que uma esportiva facilita a vida no corredor entre os carros. Mas confesso que quando podia cortava por dentro dos bairros. A suspensão é bem rígida, mesmo em baixas rotações. O motor é dócil, proporcionando uma pilotagem bem confortável e sem sustos. O ABS traz um certo conforto no caso das frenagens mais abruptas.

A escolha da estrada deve ser bem feita. Numa estrada com retas longas, a carenagem faz falta, principalmente se quiser andar em altas velocidades. Mesmo abaixado, o vento faz parecer que sua cabeça será arrancada e o pescoço sente depois da viajem.  Recomendo uma pequena carenagem bolha e um amortecedor de direção, caso o usuário mantenha a idéia de ter esta Naked para viagens deste gênero.

Agora, se a escolha for uma serrinha a beira mar, ai sim você vai estar com a moto certa no lugar certo. Respostas rápidas, suspensões firmes, o freio com ABS espetacular e a posição mais ereta te possibilita usar com muita eficiência o jogo de corpo nas curvas mais fechadas, onde não da para andar muito rápido. Se a tocada for andar numa pista bem travada, cheia de curvas, o motor sempre responde prontamente e a moto é muito estável.  Conforto e segurança

A escolha do capacete certo para este tipo de moto sem carenagem é fundamental.  Procure os modelos que sejam mais silenciosos e com Bavete larga (o acessório que vai em baixo da queixera do capacete), de preferência uma que encoste no queixo. Isso ajuda a não criar o turbilhão de ar dentro do capacete. Já que a moto não possui carenagem, a aerodinâmica do casco tem papel fundamental no conforto da viagem.

Concorrência

Apesar de muitos comparativos usarem algumas 600 e 650 de outras marcas que possuem a relação peso potência similar, temos que admitir que a tecnologia empregada nas motos de hoje são muito parecidas e o resultado realmente é bem próximo.

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Verde Kawasaki

A Kawasaki possui um status e destaque inconfundíveis. Em qualquer local em que passe ou estacione, as pessoas param para olhar e fotografar. Durante o meu teste, isso aconteceu inúmeras vezes. A moto que me foi emprestada era verde. Desculpem-me as concorrentes, mas o estigma e prestígio que foi criado em cima desta marca nesta cor será difícil superar. É lindo e muito chamativo! Qualquer um reconhece de longe, e, claro, vai logo conferir de perto.

Consumo

Neste quesito serei bem pragmático. Quem compra uma moto destas tem duas opções:  andar comportado ou se divertir na maior potência. Se a primeira opção for a escolhida, você terá o consumo compatível com uma 750 injetada eletronicamente. Mas se a opção for se divertir, “pague pelo preço do ingresso” e certamente não ficará desapontado.

Dados fornecidos no site da Kawasaki do Brasil.

Motor 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida
Cilindrada 748 cc
Diâmetro x curso 68,4 x 50,9 mm
Taxa de compressão 11,3:1

 

Sistema de válvulas DOHC, 16 válvulas
Potência máxima 77,7 kW (106 CV) / 10.500 rpm
Torque máximo 78 N•m (8,0 kgf•m) / 8.300 rpm
Sistema de combustível Injeção eletrônica
Sistema de ignição Bateria e bobina (ignição transistorizada)
Sistema de partida Elétrica
Sistema de lubrificação Lubrificação forçada (cárter úmido)
Transmissão 6 velocidades
Sistema de acionamento Corrente de transmissão
Sistema de embreagem Multidisco, em banho de óleo
Tipo de quadro Espinha dorsal tubular (com sub-quadro do motor)
em aço de alta elasticidade
Inclinação / Trail 24,5° / 103 mm
Suspensão dianteira Garfo invertido de 41 mm com retorno
e pré-carga da mola ajustáveis
Suspensão traseira Uni-Trak com amortecedor a gás, com
retorno e pré-carga da mola ajustáveis em 7 níveis
Curso da suspensão dianteira 120 mm
Curso da suspensão traseira 124 mm
Pneu dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro 180/55ZR17M/C (73W)
Freio dianteiro Disco duplo de 300 mm em forma de pétala, pinça dupla com pistão duplo
Freio traseiro Disco simples de 250 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples
Ângulo de direção (esq. / dir.) 31° / 31°
Dimensões C x L x A 2.085 mm x 805 mm x 1.100 mm
Distância entre eixos 1.440 mm
Distância do solo 155 mm
Altura do assento 815 mm
Capacidade do tanque 18,5 litros
Peso em ordem de marcha 226 kg/ 230 kg (c/ ABS)
Cores: Lime Green, Ebony, Pearl Alpine